A nova safra do Pronampe desenbolsada pelo governo federal deve chegar a R$ 15 bilhões de reais em breve, disse nesta quarta-feira a presidente executiva da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques.
Criado durante a pandemia para ajudar pequenas empresas que ficaram sem capital de giro, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte teve uma nova rodada lançada em 25 de junho, com recursos canalizados por meio da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.
“Só a Caixa já desembolsou R$ 3,5 bilhões de reais”, disse Marques durante palestra em evento da XP. “Ao todo, o programa deve chegar a 15 bilhões de reais nas próximas semanas.”
Marques, que assumiu o comando da Caixa em julho, após seu antecessor, Pedro Guimarães, deixar o cargo sob acusações de assédio sexual contra funcionárias, disse também que planos de abertura de capital de unidades do banco estatal, como Caixa Cartões e Caixa Asset, estão congelados.
“A janela de mercado está fechada, o mercado deteriorou muito”, disse ela a jornalistas após a palestra.
A executiva afirmou ainda que está liderando mudanças na governança do banco para dificultar o uso da instituição para motivações políticas.
Ao ser perguntada se acha que a Caixa está protegida contra eventual uso de bancos públicos como instrumentos para acelerar a atividade econômica, assunto que tem sido presente entre candidatos às eleições presidenciais deste ano.
“Temos que descentralizar o poder do presidente do banco”, respondeu ela.
Fontes: investing.com